quarta-feira, 23 de março de 2011

Harvey Milk gay eleito a um cargo público nos EUA primeiro eleito com a bandeira gay

Nosso representante Jean Wyllys lembra muito o legislador gay americano Harvey Milk por ser o primeiro gay que abertamente e sem eufemismos defende os direitos humanos e civis dos gays!
Harvey Milk o primeiro político abertamente gay a ter um cargo eletivo nos Estados Unidos da América que deixou um grande legado a comunidade gay.
Uma história de luta, vanguarda e mudança de rumos para as liberdades civis e humanas

Harvey Bernard Milk (Woodmere, 22 de maio de 1930 — São Francisco, 27 de novembro de 1978) foi um político e ativista gay norte-americano. Foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de São Francisco. A política e o ativismo gay não foram os primeiros interesses de Milk; ele não sentia necessidade de ser aberto quanto à sua homossexualidade ou participar de causas civis até por volta dos 40 anos, depois de suas experiências com a contracultura dos anos 1960. Milk mudou-se de Nova Iorque para fixar residência em São Francisco em 1972, em meio a uma migração de homens homossexuais que se deslocam para o Castro na década de 1970. Ele tirou vantagem do crescente poder político e econômico do bairro para promover seus interesses, e candidatou-se sem sucesso três vezes para cargos políticos. Suas campanhas teatrais deram-lhe crescente popularidade, e Milk obteve um assento como supervisor da cidade em 1977, como resultado das mudanças sociais mais amplas que a cidade estava enfrentando.
Milk exerceu o mandato por 11 meses e foi responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays para a cidade. Em 27 de novembro de 1978, Milk e o prefeito George Moscone foram assassinados por Dan White, outro supervisor da cidade, que tinha recentemente renunciado, mas desejava seu posto de volta. Conflitos entre as tendências liberais que foram responsáveis pela eleição de Milk e a resistência conservadora a essas mudanças foram evidentes nos acontecimentos seguintes aos assassinatos.
Apesar da sua curta carreira na política, Milk se tornou um ícone em São Francisco e "um mártir dos direitos gays", de acordo com o professor da Universidade de São Francisco Peter Novak..[1] Em 2002, Milk foi chamado de "o mais famoso e mais significativo político abertamente LGBT já eleito nos Estados Unidos".[2] Anne Kronenberg, a sua última gerente de campanha, escreveu sobre ele: "O que diferenciava Harvey de você ou de mim era que ele foi um visionário. Ele imaginou um mundo virtuoso dentro de sua cabeça e, em seguida, ele tomou providências para criá-lo de verdade, para todos nós. "[3]
Existem várias obras em homenagem a Milk, dentre as quais um documentário de 1984 premiado com o oscar. Em 2008 foi lançado o filme "Milk", contando a trajetória de Harvey, da chegada a São Francisco à sua morte. Dirigido por Gus Van Sant, com Sean Penn no papel de Milk, recebeu oito indicações para o oscar, das quais venceu na categoria melhor ator e melhor roteiro original.

Agora podemos fazer uma comparação com o deputado federal Jean Wyllys que é o primeiro deputado gay eleito com a bandeira gay. Houve outros gays mas nunca assumiram de maneira tão honesta e contudente de forma positiva a favor dos direitos humanos e civis.

Quero aqui como editor do blog parabenizar nosso primeiro representante legítimo gay, por isso temos orgulho, nós do Brasil inteiro, o deputado foi eleito pelo Rio de Janeiro mas representa todos os gays do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário